sexta-feira, 2 de março de 2012

Poupar à mesa

Já que estamos numa de comida...

Eu não sou a melhor pessoa para aconselhar ou dar dicas de culinária. Ou seja, cozinha... não é comigo. Faço porque preciso, mas não sou (de todo!!!!) uma cozinheira exímia!

De qualquer forma, para poupar... na dúvida, escolha o mais saudável!

1º tenha sempre uma sopa para iniciar a refeição. Sopa toda a gente faz, é fácil e económica. Faz-se em quantidade para congelar ou simplesmente para durar toda a semana. Vantagens para a saúde: a ingestão de leguminosas e fibras, além de nos saciar mais, fazendo-nos comer menos da "refeição principal" - bom para a dieta :)

2ª Nada de molhos, refogados bla bla bla. Carne ou peixe, tempero, e um grelhador ou uma panela de água a ferver. Fácil, menos ingredientes, logo, mais barato e MUITO mais saudável. Vale o mesmo para acompanhamentos: arroz e massa, batata cozida. (batata frita?!?!? só o cheiro que fica na cozinha!!! - boa desculpa, não é? é que eu adoro batatas fritas, mas é daquelas coisas que só nos "dias de festa")

3º sobremesa - Fruta, sempre fruta! - Não anda propriamente barata, mas repetem-se as vantagens acima

e finalmente... a bebida... água.

Saúde e
Boas Poupanças!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Ana,
Cá em casa também se começa sempre pela sopa, o prato seguinte... umas vezes é mais saudável que outras, a sobremesa também é sempre fruta (até mesmo como snack entre refeições, em vez de comprar um bolo, anda sempre uma maçã na carteira), e por último... água.
Plenamente de acordo, os sumos têm corantes e conservantes, tal como Iceteas ou ainda pior as Colas.
A água é da torneira, acho que a água da torneira é mais frequentemente sujeita a testes laboratoriais que as engarrafadas.
Bjs,
Teresa C.

Ana disse...

Teresa, muito obrigada pelo seu comentário.

Já fiz um post sobre a água da torneira (vs água engarrafada). Concordo plenamente consigo. Estranhamente foi dos post mais comentários...

beijinhos

Ana Banana disse...

Eu sou uma autêntica naba da cozinha! hehehehe...
Até gostava de saber cozinhar mais pratos e admiro quem o faça com uma perna atrás das costas.

Nós em casa acabamos por aderir ao "fast food saudável": faço uma panelada de sopa que dá para quase todas as noites dos dias de semana e uma ou duas vezes por semana comemos algo diferente para não enjoar.
Não temos muito tempo para chegar em casa e ainda nos enfiarmos na cozinha a fazer o jantar, por isso a sopa se tornou algo muito prático: é chegar, servir, aquecer no microondas e comer. ;)
Daqui uns tempos é que a nossa técnica não poderá ser mantida porque o pequeno vai deixar de ser pequeno e necessitará de outra alimentação, mas isso logo se vê! ;)

Bjs!

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