quinta-feira, 9 de agosto de 2012

(Re)começar

Bolas! Há mesmo muito tempo que não escrevo. Tenho tido já imensa gente a perguntar a querer saber o porque e as verdades verdadinhas são estas:

- Sou uma mulher de sorte, pq aos 3 meses de gravidez fui convidada para trabalhar em regime de consultora externa o que me permite ter o melhor de dois mundos, ser mãe, esposa, dona de casa e continuar activa no mundo do trabalho. - pelo que ando efectivamente a 1000 para acabar os projectos a tempo e antes do Francisco nascer (sim!!! vem ai um Francisco e já só falta um mês, mais coisa ou menos)

- Sou uma mulher com mau feitio e já andava farta, fartinha de de repente milhões de vozes, opiniões e ditos "bitaites" romperem pelos ventos sobre dicas de poupança, umas certeiras e pertinentes mas a maior parte delas as mesmas balelas de sempre, ridículas e nunca aplicáveis ao caso concreto. Achei que mereciam umas ferias das dicas aqui do cantinho e eu tb.

Mas hoje, e sem estar a espera (e ate tendo mesmo muito que fazer) a São colocou uns quantos comentários e apeteceu-me iiiiiiimenso responder e escrever e voltar a ter-vos desse lado!!! Acho que já tinha mesmo era saudades! E é tão bom sentir que somos úteis e que podemos chegar a conclusões juntos, interajudarmo-nos... estou a precisar disso e provavelmente vocês tb.

Então... e porque qualquer dia acabam as ferias de muitos, quase todos, os portugueses, chega o mês de Setembro e sentimo-nos com baterias recarregadas e com vontade de meter mãos a obras... mas ainda, e principalmente porque a São perguntou e quer saber no comentário a Este post... decidi começar ou re-começar por relembrar que...

Não precisamos guardar todas as facturas e recibos dos cafés e cafezinhos (este trabalho pode ser necessário no momento que chegamos a conclusão que gastamos a mais no dia-a-dia). Eu sou fã dos extractos bancarios, principalmente daqueles que podemos ir visualizando, e mesmo retirar para folha de excel, por exemplo, periodicamente e sempre que quisermos. Basta que tenhamos a mínima noção dos pagamentos que efectuamos via multibanco ou via transferencia bancaria/debito directo. Muitas vezes ate a descrição da operação nos da uma ajuda a relembrar. E os levantamentos, ou são específicos para pagar qq coisa (tipo: 20€ para a depilação) ou são para os tais gastos do dia a dia e assim mesmo contabilizados.

Mas tb digo sempre, há que encontrar o nosso próprio caminho. Se vos ajuda a começar, posso garantir que todas, sem excepção, as opiniões que recebi ate agora são no sentido de que a partir do momento que "perderam" tempo a apontar e a somar gastos e ganhos, conseguiram sempre ter uma noção que não tinham e acima de tudo perceber o que esta bem e o que esta mal para depois começar a definir estratégias de poupança... vamos tentar!

Boas poupanças!

Sem comentários:

Ocorreu um erro neste dispositivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...