domingo, 2 de outubro de 2011

Fim-de-semana

Ao fim-de-semana é de aproveitar para utilizar o forno... O forno é um dos electrodomésticos que consome mais energia. Então há que por um lado, usá-lo preferencialmente em horários de energia mais barata, e por outro lado (e isto vale sempre!), obviar a que haja um desperdício de energia.

Neste sentido, eis algumas dicas:
  1. Se vai ligar o forno para fazer o jantar, que tal aproveitar que está quente e fazer um bolo para a família? Ou ao contrário, planeie as suas refeições, para que o jantar no forno seja feito aproveitando o forno quente depois "daquele" maravilhoso bolinho!
  2. Não abra a porta do forno a não ser que seja imprescindivel, a saída de calor, implica perda e desperdício de energia.
  3. Desligue o forno minutos antes do cozinhado estar terminado, aproveitando a energia térmica em vez da energia eléctrica.
Sempre no sentido da poupança, mas aqui também poupança de energia do cozinheiro... uma boa ideia é  fazer maiores porções da refeição cozinhada de forma a poder voltar a servir durante a semana. Uma lasanha, bacalhau com natas, um rolo de carne, um empadão, etc. Seja para congelar, seja para servir no dia seguinte. Depois de um dia de trabalho esgotante, ou simplesmente porque não apetece, ter o jantar adiantado é fantástico. É só pôr no micro-ondas (que gasta bem menos que o forno) e desfrutar.

já agora, quem tiver ideias de receitas, faça o favor de partilhar! Nós agradecemos

Boas poupanças!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...