sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tarifas EDP Parte II

Um dos temas mais populares aqui do “espaço” teve a ver com as tarifas EDP.
O engraçado é que por causa do post, voltámos a fazer contas e chegámos à conclusão que no horário de Inverno o tarifário Tri-horário (semanal) não nos compensa.

A partir de Domingo (mudança de hora às duas da manhã de dia 30, atrasar relógio 1h) entra em vigor o horário de Inverno, que na tarifa Tri-horaria implica que no período das 18.30 - 21.00 durante a semana o preço seja mais caro (não acontece no Verão). Ora este período coincide exactamente com as horas de fazer o jantar e começar a aquecer os quartos. Uma vez que a hora de ponta é bem mais cara que a hora de cheia no tarifário Bi-horario, mais o IVA a 23% já desde o 1º dia de Outubro, o mais provável é apanhar outro susto quando fizer as contas de Luz (sim, porque eu faço as contas antes de receber a factura J).

Para ajudar aqui vai um gráfico


Relativamente ao fim-de-semana, o Domingo é igual, 24h de horário vazio, ao mesmo preço e ao Sábado, mostro também um gráfico, em termos de horário é muito idêntico, e as horas de cheia têm apenas uma ligeira diferença de preço, perfeitamente compensáveis na semana.



Quem quiser alterar, saiba que para tarifas diferentes da “simples”, é necessário alterar o contador, mas não o será entre as tarifas Bi e Tri-horário.

Boas Poupanças!

2 comentários:

Sónia Rodrigues disse...

Olá Bom Dia

Eu tenho tarifa bio-horária, e tb tenho um quadro em excell onde ponho a contagem e "dá-me" logo o total a pagar, aliás vou tirando as contagens ao longo do mês e vou pondo para ver como vai ser o estrago!

Bjks e Boa Semana

Ana disse...

Exactamente. Eu tb fiz um ficheiro desses. Dá um jeitão. Porque já cheguei a apanhar grandes sustos quando chega o mes dos "acertos". Assim, não há surpresas.

p.s. podes dar-me então a quantidade de leite em po para os iogurtes? ninguem me convence quanto a Bimby :)

Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...